segunda-feira, 4 de maio de 2009

Foire de Paris


Jami na entrada da feira e eu lá dentro, na rua principal.

Aqui na cidade está acontecendo a Foire de Paris, uma feira que já está em sua 105a. edição (sim, já são mais de 100 anos!), oferece artigos do mundo todo e apresenta 3 temas: o Universo Casa e Ambiente, o Universo Bem-Estar e Lazer e o Universo das Culturas do Mundo. Ao todo, 7 pavilhões abrigam 2500 expositores de 70 países. No domingão deste feriado, eu e o Jami resolvemos visitá-la. No caminho - longo, do lado oposto de onde moramos - já encontramos um moço tentando vender uns ingressos... hum, será? Não tivemos muito tempo pra pensar pois nosso metrô já estava de saída. Arriscamos e pagamos 10 euros pelos 2 - baita economia comparando ao preço cobrado na bilheteria, de 12 euros cada. Bom, chegando lá, entramos! Hehe, um pouco de sorte faz bem, diz aí! Eram 15:30h e nós, felizes, iniciamos nossa visita. Começamos pelo pavilhão de artesanato da França e da Europa... cada coisa linda! Não pensem, por favor, em cestos de palha e queimadores de incenso de durepox! Haviam coisas lindas e finas, como cristais da Polônia, coloridos e trabalhados; jóias, obras de arte, roupas e objetos de decoração. Um dos stands que mais me chamou a atenção neste pavilhão foi o de duas artistas que criam painéis e decoram objetos com papel de seda e cartolina. Gente, é a coisa mais linda, os painéis parecem de renda, são recortados de maneira a formar um desenho como um tecido rendado mesmo. Não tirei foto, mas peguei algumas da internet para vocês terem uma idéia:

Papel de seda e cartolina-rendada. As artistas são Catherine Derrier e Nathalie Fritsch. Nota 10 pra elas!

Também havia outra coisa muito interessante, que era um sachet feito de lavanda, com flores e sementes da planta, mas ao invés de colocá-las num saquinho de tecido, como é mais comum, é feito um envólucro com o próprio cabinho da planta. Ele fica assim, como na foto abaixo e é decorado com fitas, algumas até de grife, como Dior e Chanel. Chique, não? Nem sabia que existiam aviamentos de grife, mas... vê se de um tudo por aqui!

No site http://www.provencelavandes.com/ tem mais fotos.

Bom, saindo desta parte da feira, entramos no pavilhão gastronômico.... Perdição total! Com a fome que nós estávamos, sem almoçar e o relógio marcando umas quatro horas... nossa vontade era sair devorando tudo: queijos, pães, patês, foie gras, presuntos e salames, sorvetes italianos, doces franceses, macarrons (uma espécie de bolacha típica daqui), azeitonas e antepastos... hummmm tudo era maravilhoso. Ainda tinham os vinhos e claro que tudo era oferecido para se degustar. Óh, senhor! Mas como somos bem educadinhos, fomos devagar, experimentando uma coisinha aqui e ali e depois almoçamos de verdade num dos vários restaurantes desse andar. Mas como tinha coisa boa!!!

Jami, perdido entre as comidas e eu, ao lado das azeitonas gigantes da Itália.

Alimentados, fomos ao pavilhão do "Festival Tropiques en Fête", com stands das colônias francesas: Martinica, Guadalupe, Guiana, Ilhas Reunião e Polinésia (Tahiti). Também tinha um stand de Cuba. Ali, tudo era muito exuberante e exótico. Algumas coisas até bem familiares, como uns cestos de palha, coisas que eu já tinha registrado na memória, que já tinha visto igual ou parecido. Muito rum, muita bebida, vestidos multicoloridos e cheios de babados e até salão de beleza onde a moçada fazia uma chapinha profi nas madeixas.

Depois deste, fomos para o pavilhão "Richesses du Monde", onde vimos objetos de decoração e vestuário de países como Vietnam, Índia, Nigéria, Turquia, Sudão, Síria, etc... muitas peças talhadas em madeira, echarpes de seda, pérolas cultivadas, peças decoradas com lindos azulejos azuis... Os vendedores vestiam-se com as roupas típicas de seus países, como lenços enrolados na cabeça, túnicas ou vestidos africanos coloridos. Muito interessante. Ah, nosso Brasilzão estava lá também, com um stand bar-restaurante vendendo comidas variadas, feijoada, churrasco e é claro, caipirinha. Aí eu penso, com tanta coisa bonita pra mostrar, tanto artesanato legal que temos aí, rendas de bilro, peças de decoração em madeira, jóias com pedras brasileiras, artigos de couro, enfim... caipirinha??? Nada contra, mas numa feira onde passam mais de 600 mil pessoas em seus 10 dias, poderíamos ter caprichado mais, né não? Para completar o quadro com crasse, rolava um axé no úúúrtimo!!! Temos ou não temos catiguria, minha gente???

A estas alturas já eram umas 18:30h, então apressamos o passo pois ainda faltavam 4 pavilhoões para visitar. Fomos até o de nro 7, sendo que este tinha 2 andares, de artigos de decoração, imagem e som. Infelizmente a feira fechava às 19 horas, achamos que iria até às 21h, mas não pudemos ver mais nada, faltou ver alguns pavilhões... Óóóhhhh!!! Combinamos de voltar lá, porque vale a pena! Minha querida tia Anita iria pirar, se visse! E qualquer um também, tinha muita coisa legal!

Um feriadão nota 10!
Bisous e a bientôt!

4 comentários:

Vanessa Biondo disse...

Mi seu blog é c h i q u é r r i m o
Também né meu bem, em Paris...beios querida...te acompanho sempre.

Vanessa Biondo disse...

Então Mi...vou fazer pós graduação em reabilitação cardíaca e pulmonar. Trabalho com reabilitação ortopédica atualmente, mas como a clínica está crescendo e ampliando bastante resolvi crescer e ampliar meus conhecimentos para acompanhá-los. Fora o fato de voltar a estudar né? Delicioso e estimulante.
Quando começar te conto mais, beijos.

Norma disse...

Mi querida, adoro ler teu blog, teus passeios e novidades, fico muito feliz e até ameniza a saudade, só em saber o quanto está sendo proveitosa a tua vida aí em Paris.Quanta coisa linda tens visto e participado! Quanta cultura que aqui não terias nem a metade. Aproveita bem, isso é o que faz daí o 1º mundo. Um enorme beijo, mãe.

Norma disse...

Mi, o nosso feriado terminou da melhor maneira possível: com o nosso AVAÌ CAMPEÂO de 2009!!!E para comemorarem conosco, ao estilo francês, aí vai o hino...em francês!"Avai mon Avai, à l'lile tu es le Lion...Avai mon Avai, tu es déjà né le champion..."
Coisa mais linda!