quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A polêmica da vacina


Desde que o inverno começou, trazendo a gripe A e sua vacina, uma outra figurinha veio mais atras, acompanhando a patotinha: a polêmica. Desde que cheguei aqui na França, pude perceber que meus anfitriões adoram esta palavrinha! Tudo o que acontece (ou deixa de acontecer) por aqui é analisado, discutido e revisado, pros e contras são pesados e depois se vê no que da. Encaro isso como caracteristica de uma sociedade critica e civilizada, que por fim, adora um debate!

Mas como deixar de ser sensivel a uma questão tão delicada como nossa saude? A campanha de vacinação começou povoada de duvidas e com postos de vacinação vazios. No inicio, ninguém queria tomar, afinal, muitas respostas ainda faltavam sobre a vacina e seus efeitos. Como tomar um medicamento forte sem saber ao certo suas possiveis complicações? Hoje, o que sabe-se é que a vacina pode conter o avanço de uma epidemia, que existe mais de um tipo de vacina, sendo um deles um pouco mais "seguro" que o outro e... praticamente so! De resto, vamos saber a medida que as pessoas forem tomando... se daqui alguns anos o povo que tomou começar a desenvolver certos efeitos colaterais, certas doenças, a coisa podera ser associada a vacina... ou sera encarada como mera coincidência! Mas, tendo ela sido criada ha pouco tempo, testada rapidamente e aplicada no povão logo em seguida, nã ha como saber nada agora. A decisão sera de cada um: tomo ou não tomo? Tudo depende de nos, no final das contas somos responsaveis por nossa vida e não ha garantias!

A ministra da saude ja foi a tv mil vezes falar da vacina e convenceu muita gente a tomar, resultado disso foram as enormes filas de espera que se formaram e se formam ainda hoje nos postos. Ela não quis alarmar a população, apenas disse que a gripe pode ser mortal e horrivel, que se pega facinho e tal, seria melhor tomar (ajudando tbém a dar fim nas 90 milhões de doses compradas), mas "ca-um, ca-um", você decide e ainda assina um termo no posto de vacinação dizendo que sera responsavel por esta decisão, aconteça o que acontecer!!! Agora, é ou não é motivo pra duvida?

A campanha esta acontecendo por etapas, primeiro tomaram os mais sucetiveis a doenças, como os que tem a imunidade comprometida, depois as gravidas, os velhos e as crianças e por fim, a galera da geral. Mesmo ja tendo recebido meu "bon de vacinacion", vou aguardar mais um pouco, to no segundo time, mas ainda to na duvida.

Bisous e a bientôt!

Um comentário:

Anônimo disse...

pour le vaccin décision très difficile a prendre.