domingo, 10 de novembro de 2013

Os criticos x os apaticos

A Gripe A chegou aqui na França. Ja tinha estado antes, por conta de alguns turistas e viajantes que estiveram nos lugares primeiramente infectados, mas como na época o verão estava chegando, ela não chegou a ficar assim, de mala e cuia. So que agora o inverno ta chegando, e a maldita veio de vez.
Eh engraçado ver como as coisas se desenrolam nos lugares. Como as reações das pessoas são diferentes, o modo de pensar, agir, levar as coisas... Quando essa gripe estourou no Brasil, foi um aue, acompanhei pela internet, pela tv brasileira (record), pelos relatos da familia, amigos... foi um caos, não foi? Era um povão nos hospitais, pessoas morrendo, todos correndo perigo. E a vacina que não tinha sido "inventada" ainda.
Bom, ai a gripe chega aqui na França, junto com a vacina, que em poucos meses foi desenvolvida e por isso chegou causando o maior aue também.
Mas nem de longe os "aues" são da mesma categoria: no Brasil foi a gritaria pelo socorro, pelo descaso, pelo despreparo, pelo susto, pela ignorancia e patetice geral. Aqui, foi pelo fato de que, franceses são muito criticos e exigem uma explicação melhor sobre tudo, principalmente sobre o que se tenta enfiar por suas goelas abaixo. Não, eles não deixam. Reclamam mesmo e tudo foi questionado: a vacina é segura? foi devidamente testada? havera consequencias futuras para a saude? por que o governo comprou tantas doses (me parece que a principio se pensava que seriam 2 doses por pessoa)? e se o governo pensou que seriam 2 doses por pessoa, no principio não haveria doses pra todos (do tipo: não sei se vou tomar, mas se eu quiser, vai ter vacina pra mim?) por que? por que? por que? Os franceses não devem nunca ter saido da fase do "por que", aquela que as crianças de certa idade tem... e apesar de terem ficado com fama de chatonildos, no fundo estão mais certos que os brasileiros, que pouco questionam e neste caso da vacina, se ela chegasse no tempo do estouro da epidemia no Brasil, todos iriam correndo tomar, principalmente se alguém dissesse na TV que era 100% segura (mesmo que no chute) e se mencionassem que seria de "graça" também.
Agora os animos estão mais calmos por aqui, depois de varias explicações terem sido dadas pelo governo, médicos e pesquisadores, muitos debates foram abertos na televisão e o povo começou a tomar uma decisão. Ainda hà muitas dùvidas, é dificil tomar uma posição, mas percebi nisso tudo que hà uma grande diferença entre franceses e brasileiros: os primeiros são mais criticos e os segundos, mais apaticos. Isso falando no geral, pq é lògico que tem brasileiro questionador e francês tanso também. Eu digo isso pelo que vejo, pela minha percepção das coisas e pelo que converso com as pessoas - brasileiros principalmente - que estão aqui ha mais tempo e compartilham da minha opinião.

PS: Eu ja recebi meu "bon de vaccinacion", mas a principio não quero tomar, prefiro ainda esperar e conversar com a medica que vem acompanhando minha gravidez dar a opinião dela em nossa proxima consulta, mas estou mais inclinada a não me vacinar mesmo.

OBS: Post escrito em 2009. O assunto jà é ultrapassado, mas... fiquei com vontade de publicar mesmo assim, de recordar aquele tempo.

Nenhum comentário: