sexta-feira, 3 de abril de 2009

Néia Novidades!

Hello!

Finalmente conseguimos! Alugamos um studio flat e nossa mudança acontece neste fim de semana! Vamos morar pertinho do Stade de France, no norte de Paris! Dá até pra ver o estádio da janela da sala/quarto... Quarta-feira passada teve um jogo, França e Lituânia, se não me engano... estávamos lá arrumando umas coisas, montando alguns móveis que compramos e ouvimos a galera torcendo (pelo menos os jogos não terminam tarde...). O estádio também sedia shows, vai ter, por exemplo, U2 em julho!!! Ahhh, eu vou! Do lado de casa? Hehehe.

Bom, estive ocupada com as coisas do flat esta semana, então nem cheguei a comentar sobre um filme muito legal que vi, de um ator/diretor francês, que vem a ser o ex-marido da Muriel, a dona da casa que estou (e estarei até domingo, dia da minha mudança). O nome é "La Première Etoile", uma comédia sobre uma família de negros franceses, de classe média-baixa, que sai de férias para esquiar nos Alpes. O filme retrata de forma bem humorada a questão racial e social, não deixando de mandar sua mensagem (acho que já comentei aqui alguma coisa sobre a discriminação racial que existe na França. Se não comentei, é bom saber que ela existe e é bem presente, mesmo que meio velada... meio). Enfim, o filme é muito legal, os personagens são uma comédia e se este filme chegar ao Brasil, não deixem de assistir! Também conheci o Lucien Jean-Baptiste pessoalmente, que é o diretor/ator e ex da Muriel, na estréia do filme no lugar onde o mesmo foi rodado: Cretèil, local que concentra muitos franceses que vieram das colônias Martinica e Guadaloupe. Então, o cara é um sujeito muito talentoso, desses que não tinha grana nenhuma, nascido numa família de muitos irmãos e criado só pela mãe, que veio lá da Martinica trazendo um monte de filhos para criar na França. Mas ele foi atrás, conseguiu estudar numa das melhores escolas para atores daqui - ganhando bolsa pelo seu ótimo desempenho - e enfim, fez um filme muito legal, com recursos minguados, mas que tá dando um banho em muitos hollywoodianos também em cartaz... Isso aí, prova de que nem sempre o mais caro é o melhor!

Falando em questão social, estou impressionada com a quantidade de mendigos aqui em Paris. Vou dizer pra vocês, o que tem de gente pedindo dinheiro nas ruas, no metrô, em tudo quanto é lugar é impressionante! Outro dia, desci na estação "Chatelet Les Halles", onde tem uma espécie de shopping. Como era hora do almoço, parei para comprar um sanduíche no Paul (uma padaria/lanchonete) e tinha um moço, devia ter uns 20 e poucos anos, em pé, de mochilão nas costas, vestido normalmente (não estava todo sujo ou rasgado nem nada), ali parado ao lado do balcão, pedindo dinheiro. Bom, eu estava ali para comprar um sanduíche, com dinheiro, é claro, mas não pra ele... Fiz muitas voltas naquele dia e voltei ao mesmo local, lá pelas 6 da tarde, com o Jami, e o guri estava lá ainda, parado na mesma posição, abordando os clientes... Neste mesmo lugar, haviam muitos outros pedintes e mendigos - isso que é uma área nobre de Paris - senhoras de idade dormindo no chão, bêbados, de um tudo. Olha, a coisa tá feia por aqui... Que pena dos rumos que o mundo está tomando... Quero dizer, miséria sempre existiu, aí no Brasil, na África e em muitos lugares, mas quando ela também está aqui no primeiro mundo, onde supostamente tudo deveria estar melhor...

Bom, por hoje é isso, amanhã vou lá no apê e aproveito para tirar umas fotos "das área", aí mostro pra vcs, belê?

Bisous et a bientot!
PS: O título do post é "Néia Novidades" por conter vários assuntos, agora mando uma barra de chocolate Lindt para aquele que me disser do que se tratava "Néia Novidades"!!! Vencerá o que primeiro postar a resposta, ok? Hehehe!

7 comentários:

FC2R disse...

É uma lojinha na Lagoa que vc adorava. Será que eu ganhei???

FC2R disse...

Fernanda da Promenade viu? Será que eu tive ajuda na resposta? Hehehehehehe

Fê Galdi disse...

Eitcha!!! Nao tenho a minima idéia do que seja mas fiquei com agua na boca, do chocolate e das histórias que tem passado por aí Mimi!
To esperando as fotos do novo lar agora! :)
Bjao

Vanessa Biondo disse...

Mi, eu sei !!! Era a lojinha de presentes na Lagoa que vc ia com a sua prima Lu quando eram crianças.
Acertei? Eu descobri sozinha, nem tive ajuda de ninguém...ahahaha...beijão querida, e parabéns pelo ap. Agora tenho onde ficar quando for a Paris. (Mas só cabe eu né? O Gustavo ocupa muito espaço)

Miriam disse...

EEEEE OOOOOEEEE!!!! Tivemos 2 respostas COR-RE-TAS!!!! Tudo bem, dessa vez o prêmio vai para as duas vencedoras: Vaaanessa Biooondooo e Ferrrrnanda, da Promeeeenaaadeee!!!! Tra-la-la-la, tra-la-la-la, vem pra caaa, vem pra caaa! Vai pra la, vai pra laaa!!! Oeee, Lombarde, o que elas ganharam, Lombarde??? "uma barra de chocolate Lindt, Silvio!"
Elas merecem, elas merecem!!!!

Gustavo Couto disse...

Eu tb sabia, era cliente assíduo da Néia Novidades. Agora quero ver se tu lembras do Bazar Tokio e da Milkoisas? Tu e a Luciana eram clientes de carteirinhas.

Este filme por sinal era um que o trailer tava no anexo do msn do James né? Eu vi o trailer, parece ser bem engraçado o filme.

Miriam disse...

Sim, Tap, com certeza lembro de todas elas: Néia, Milkoisas, Bazar Tóquio, A Solução do Seu Perito... tinha cada novidade!!!
O filme é o mesmo que o Jami falou, é bem engraçado, pena que é todo em francês... mas se chegar aí, vale a pena assistir.
Bom, já que soprastes a resposta para a Van, podes comer um pedaço do chocs que ela vai ganhar, se ela deixar, é claro... ehehhe!