segunda-feira, 13 de abril de 2009

Saint Denis, Paris: Novo Endereço.


Primavera em Saint Denis!

Então, conforme prometi, aí estão as fotos "dazárea", do lugar que eu e o Jami estamos morando: Saint Denis, ao norte de Paris.

Aqui fica o Stade de France, famoso estádio de futebol que, como já comentei, sedia outros eventos esportivos e culturais.


Em Saint Denis há uma grande basílica, construída no século V, reformada e reconstruída nos séculos seguintes até transformar-se na obra-prima de estilo gótico dos dias atuais. A maioria dos reis e rainhas da França foram enterrados lá. Ao todo, ela abriga mais de 70 efígies e túmulos, uma coleção única na Europa. Além disso, a basílica tem vitrais belíssimos, esculturas em mármore ricas em detalhes e outras relíquias.

Basílica de Saint Denis, vitral-rosácea, vista interior, tumbas e escavações nas criptas do interior da basílica.

Saint Denis era considerado um bairro meio "sub" de Paris, mas por causa do estádio e da Basílica é muito procurado por turistas e assim sendo, obrigou os governantes locais a darem um jeito na situação... perto da estação de trem ainda há um bando de desocupados fazendo "coisa que não deve", um bando de "rapai tolo", mas os outros locais estão mais "limpeza".

Aqui pertinho do nosso flat, há o canal de Saint Denis, que tem um sistema de eclusas, ponte que abre e fecha e um lindo "promenade" ou passeio público para se caminhar, dar uma volta, descansar nos banquinhos ladeado por canteiros e até pescar (diz a lenda)!

Promenade, canal de Saint Denis e suas eclusas.

É isso aí, no próximo post, coloco umas fotos do interior do flat - que no momento está com aquela bagunça de feriado.... deixa eu dar uma arrumadinha primeiro, tá?

Bisous e a bientôt!

PS: Já escrevi nos "comentários" do post anterior, mas publico aqui também: as vencedoras da pergunta foram: Vanessa Biondo e Fernanda da Promenade! Elas ganharam uma barra de chocolate Lindt (huummmm) cada uma!!! Parabéns, leitoras assíduas! Logo, logo o prêmio chega aí, tá?
PS2: CLICANDO nas fotos, é possível vê-las em tamanho maior. A data delas está errada, a tansa aqui esqueceu de mudar na máquina, tsc, tsc...

10 comentários:

Unknown disse...

Que lugar charmoso!
Felicidades no novo lar :-)
Beijo!

Vanessa Biondo disse...

Ótimo lugar, eu e a Van estamos vendo as fotos, muito bacanas. Aquele córrego é bom pra ficar ali com a mão prá traz o dia todo olhando o movimento. E quando o Avaí jogar na Europa, eu vou poder ir no jogo e poder ficar na casa de voces.
Um abraço aí a toda a manezada de Saint Denis!! A São José de Paris!!

Vanessa Biondo disse...

PS: o coment de cima é meu.. (TAPERA)

Miriam disse...

Hahahaha!!! É bem isso, é a São José de Paris!!!! Eica! Será que é por isso eles dizem "san-dení", sem o "s"??? Deve ser, né, ôôô!!!
Ah, Tap, ajuda o pai e a mae a entrarem aqui no blog, parecem que estao enfrentando dificuldades com negódiiii informátca! Ú, troço tolo.

Norma disse...

Minha filha? Mora em Paris!!! Em Saint Denis! O marido dela é frances! E eu estou tão orgulhosa dela! Ela é guerreira e corajosa e desbrava Paris todos os dias, a pé, de metrô,enfim, de todas as maneiras ela está conquistando a cidade a seu modo, para ser feliz.E,qualquer dia aí, chegamos lá!Vamos fazer um quibê bem gostoso pra comemorar!!!!

Miriam disse...

ÊÊÊÊ!!! Conseguistes entrar, mãe, que bom!!! Agora ensina pro pai, tá?
bjs

Anônimo disse...

Oi, eu chamo-me Nuno, e encontrei o seu blog, porque estou desesperadamente à procura dum local para ficar com a minha namorada em Saint-Denis.
Vamos estudar para a Universidade de Vincennes-Saint-Denis, partimos amanhã (dia 17), e não conseguimos arranjar um alojamento para 5 meses que fosse mais ou menos barato.
Achas que me poderias ajudar com algumas informações de estúdios ou quartos que estivessem para alugar aí perto?

Desculpe o incomodo
Agradecia imenso a sua ajuda, nunca viajamos durante tanto tempo, e estamos um pouco inseguros...

Obrigado
nunomdpc@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá ! Vou a Paris em março/11 e me ofereceram um hotel na rue Gabriel, 100. Para me decidir se fico ou não, solicito se vc pode informar qual metrô/trem pegar do aeroporto Orly para esse local e onde descer para chegar até essa rua? Obrigado desde já. Francisco - Porto Alegre

Miriam disse...

Olà Francisco.
Eu conheço a "Rue Gabriel Péri", (e nao rue Gabriel) em St Denis, fica bem proximo à estação de metro Saint denis Porte de Paris. Segue o link do mapa: http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&biw=1024&bih=408&q=carte+de+saint+denis+france&um=1&ie=UTF-8&hq=&hnear=Saint-Denis,+France&gl=br&ei=YEMRTZujNIPGlQfl7JTFCw&sa=X&oi=geocode_result&ct=title&resnum=1&ved=0CBcQ8gEwAA
Mas certifique-se pelo CEP se a rua que procuras fica mesmo em st denis, pois os nomes das ruas se repetem em outros lugares.
Para vir de ORLY até St denis, o modo mais facil é pegar o RER D até a Gare de St denis e depois o onibus 170 até a estação de metrô porte de paris. Veja melhor no site ratp.fr.
Um abraço, Miriam.

Anônimo disse...

Olá ! Qual o transporte mais adequado pra sair da Gare du Nord para ir para a "100 - Rue Gabriel Pèri, 93200, Saint Denis" ? Já havia solicitado uma dica em dezembro, mas como já aprendi a chegar a Gare du Nord,falta o resto. Agredeço a gentileza. Francisco - Porto Alegre