quarta-feira, 24 de junho de 2009

Fete de la Musique!


Desde 1982, todo o dia 21 de junho - dia do solsticio de verao no hemisferio norte - acontece a Fete de la Musique em varios paises da Europa, Franca inclusive.
Nao e um festival, mas um grande evento de musica, free, para toda a populacao.
Os musicos, bandas, djs... se apresentam de graca em locais publicos, esquinas, parques, pracas.... em tudo quanto e canto! A cidade fica alegre, cheia de gente e de musica para todos os gostos. As apresentacoes variam desde musica gospel, classica, chanson francaise, concertos de piano, opera... ate rock, pop, jazz, techno... enfim, todos os estilos musicais!
Eu e o Jami fomos, munidos da enorme programacao (eram shows acontecendo em cerca de 300 lugares diferentes, isso so em Paris e arredores), em direcao ao 3eme arrondissement conferir uma apesentacao de musica brasileira que infelizmente ainda nao tinha comecado (putz!). Seguimos entao para nosso segundo destino, agora no 7eme arrondissement, para ver os djs David Guetta e outros. Este show acontecia no patio do "Secretariat d'etat", mas tinha tanta gente que a rua em frente ao predio ficou lotada. Com tantas outras opcoes, saimos dali para ver alguma coisa mais de perto. Andando pela rua, iamos passando e assistindo varias aprensentacoes legais... ate chegar ao show de outros djs na "Place de la Bourse", o ultimo que vimos, antes de voltar pra casa mortos de cansados!
Como o dia era especial, o sistema de transporte (que eh totalmente integrado: onibus, metro, trem) teve tambem uma tarifa especial para o dia todo: por 2,50 euros, podia-se rodar por toda a cidade, quantas vezes se quisesse!
Enfim, adorei a "Fete", nunca tinha ouvido falar, achei a ideia fantastica! Coisa de primeiro mundo!


Bisous e a bientot!

2 comentários:

norma disse...

Mi, que coisa fantástica! Pena não termos uma coisa assim pela cidade, se bem que no verão Floripa tem muitos sons.Eu adoraria estar aí...quem sabe pego a chegada do outono? E de mais alguém...hum? Tuas lavandas aqui de Jurerê estão começando a florescer. Assim que as florzinhas aparecerem te mando a foto.
muitos beijos, momi.

Unknown disse...

Que máximo! Tantas opções e de graça, adorei :-)
Beijo e um especial pro bebê ;-D